Professor na CETT Barcelona Escola de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, afiliado com a Universidade de Barcelona. Doutorado em ciências didáticas sociais e património na Universidade de Barcelona. É o Diretor de Investigação na CETT. É também o diretor académico (desde a sua criação em 2015) da Cátedra de Turismo, Hotelaria e Gastronomia CETT, a primeira cátedra de turismo na cidade de Barcelona, com o apoio da Câmara Municipal. Para além disso, é co-diretor do jornal académico Tourism & Heritage Journal. A sua atividade de investigação foca o turismo cultural e particularmente o turismo e cinema. Nos últimos dez anos, participou como orador em mais de trinta e cinco congressos, simpósios e seminários, nacionais e internacionais, e também conduziu diversos projetos nos domínios mencionados. Relativamente ao binómio cinema e turismo, publicou cinco livros (dois deles traduzidos para inglês), sendo o mais recente a sua edição aumentada de "Barcelona, uma cidade de filme" (Novembro 2018), seis capítulos de livros, uma dúzia de artigos científicos e populares e quinze guias digitais.
Alex desenvolveu programs de Banhos de Floresta e Terapia de Floresta para o bem-estar laboral, para grupos específicos da população e crianças em risco de exclusão social, colaborando com mais de 20 projetos piloto de Terapia de Floresta. Como formador, capacitou mais de 800 guias e praticantes em seis continentes. É conselheiro para a União de Proprietários Florestais da Europa Sul (USSE), um Agrupamento Europeu de Interesse Económico (EEIG). Colaborou combo consultor especialista no Grupo Especialista em Saúde Humana e Bem-estar no Forest Europe - Conferência Ministerial para a Proteção das Florestas na Europa. Alex é o autor de “Sentir el bosque: La experiencia del Shinrin-Yoku (Baño de Bosque)” (Sentir a Floresta: A experiência do Shinrin-Yoku (Banho de Floresta), Grijalbo (Penguin Random House Editorial Group) e “Baños de Bosque: 50 Rutas Para Sentir La Naturaleza” (Banhos de Floresta: 50 Rotas para Sentir a Natureza) (Petit Futé). O seu trabalho é referido em diversos meios de comunicação social de diversas geografias.
Especialista em turismo, Master em Gestão e Economia do Turismo na Universidade CISET Ca' Foscari de Veneza. Gestão, promoção e desenvolvimento de destinos turísticos, gestão e organização de eventos de importância nacional e internacional. Certificação de Turismo Sustentável e Diretor de Calsugana, o primeiro destino de turismo sustentável no mundo, de acordo com os critérios do Global Sustainable Tourism Council - UNWTO.
Ricardo García Mira é Professor de Psicologia Social na Universidade de A Coruna, Espanha, onde lidera o Grupo de Investigação Pessoas-Ambientes (1995-2022). É também Professor Visitante no Instituto para a Investigação em Políticas na Universidade de Bath, Reino Unido (2016-2022). Foi Presidente da Associação Internacional para os Estudos Pessoas-Ambientes - IAPS (2014-2018). É atualmente o Presidente do Instituto de Investigação e Estudos Psico-sociais "Xoan Vicente Viqueira". É membro da Associação Internacional de Psicologia Aplicada - IAAP (2019), e foi-lhe atribuído o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade 'Alexandru Ioan Cuza' de Iasi (2018). É atualmente o Coordenador Geral do consórcio de investigação ENTRANCES num projeto H2020 que trabalha sobre os aspectos sociais da transição energética para energias limpas (2020-2023).
Professora Associada de Saúde e Bem-estar na Universidade de Derby. Sou mais feliz ao passar tempo na natureza e fiquei verdadeiramente contente ao poder unir a minha paixão pelo ar-livre com a investigação em saúde e bem-estar ao tornar-me uma investigadora e praticante de Banhos de Floresta. Trabalhando em proximidade com o Instituto de Banhos de Floresta, conduzi a primeira investigação sobre Banhos de Floresta no Reino Unido. A maior parte da minha investigação atual foca-se na avaliação da eficácia dos Banhos de Floresta e torná-la acessível a audiência mais alargadas.
Dr. Stanislovas Čepinskas é membro da ISFT desde 2020 e é um dos fundadores da antiga ONG "Living forest" 2018-2021. Ele promove florestas curativas na Lituânia (comunicação social, eventos, artigos, participação em processos legislativos). Tem como objetivo tornar as florestas curativas como ramo equivalente ao ramo produtivo do setor florestal com delimitação das respetivas áreas com potencial.
A Dr.ª Karin Lehmann vive em Heringsdorf/Usedom, no estado de Mecklenburg-Vorpommern (Alemanha) desde 1984. Os seus campos de atividade na empresa municipal “Kaiserbäder Insel Usedom” têm-se centrado à volta da Arte e Saúde e Turismo de Saúde. Ela é a criadora do projeto "1ª Floresta Curativa e Regenerativa da Europa", assim como do seu sucessor "Saúde Infantil - 1ª Floresta Curativa para a Saúde Infantil junto ao mar como contexto terapêutico". Ela preside ao Conselho de Administração dos Sanatórios e Resorts Balneares na DHV (Associação Alemã dos Sanatórios Balneares) e é membro do Comité Europeu da Associação Europeia de Spas (ESPA).
Jan Schmidt é Co-Diretor de Departamento no "Gabinete de Certificação Internacional de Florestas Terapêuticas" que é gerido pelo cluster BioCon Valley® GmbH, rede de economia da saúde e ciências da vida em Mecklenburg-Vorpommern, Alemanha. O seu trabalho é financiado pelo estado federal de Mecklenburg-Vorpommern que é pioneiro no domínio da utilização terpêutica das florestas. Jan é responsável pela aplicação dos standards e procedimentos relevantes para a a avaliação e certificação de Florestas Terapêuticas na Europa e por todo o mundo, e tem consolidado o conceito de Floresta Terapêutica além das fronteiras de Mecklenburg-Vorpommern e da Alemanha. Tendo iniciado a sua atividade no campo da comunicação de ciência e relações públicas, Jan trabalhou mais de dez anos com gestão de projetos europeus e fundos comunitários, como Gestor de Projeto no Secretariado Conjunto do Programa Interage para a Região do Mar Báltico.
A Mestre Gisela Immich trabalha como investigadora em vários tópicos das Medicinas Alternativas e Complementares na cátedra de Investigação em Saúde Pública e Investigação em Serviços de Saúde, na LMU de Munique. O seu interesse principal integra o tópico de "floresta e saúde" através do estudo das interrelações, a educação profissional e formação em medicina florestal para leigos e profissionais médicos, e o desenvolvimento e implementação de florestas curativas e regenerativas na Bavária. É especialista em climaterapia, cronobiologia, medicinas alternativas e complementares, medicina preventiva e mindfulness na natureza e é co-autora do livro "Forest Therapy", publicado pela Springer Nature em 2019 e 2022.
Eric Pfeiffer é Professor de estética e comunicação - com ênfase na música como meio Universidade Católica de Ciências Aplicadas de Friburgo, Alemanha; Supervisor de doutoramento e professor auxiliar na Universidade de Sigmund Freud em Viena, Áustria; psicoterapeuta (terapia sistémica, logoterapia/análise existencial); terapeuta musical; exerce no setor privado nos campos da psicoterapia, terapia de natureza, terapia musical, aconselhamento e supervisão; interesses de investigação: natureza na psicoterapia e terapia das artes, natureza e saúde mental, silêncio na natureza, natureza e sentido da vida, musica - saúde - bem-estar, investigação em psicoterapia;
website: http://www.eric-pfeifer.de; mail: eric.pfeifer@kh-freiburg.de
João Silva licenciou-se recentemente em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e está neste momento a frequentar o Mestrado em Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências na mesma Universidade.
Desde 2018, ainda durante o curso de Biologia, que iniciou atividade de investigação na área da Psicologia Ambiental. Atualmente, colabora com investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e do laboratório “Aplicações em Uma Saúde” do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.